terça-feira, 30 de outubro de 2012

ROER UNHAS..PAREE!!!


Dica extra..Roer unhas.. achei essa matéria muito interessante..e postei aqui pra vcs meninas..espero que gostem..

“Roer as unhas pode ser uma manifestação de alteração psicológica. Chamamos este hábito de onicofagia e pode estar relacionado a uma ansiedade exagerada”, reforça Fransisco Le Voci, dermatologista especialista em unhas membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP).

De acordo com o especialista, os pacientes que roem as unhas e que apresentam estresse, ansiedade e nervosismo devem passar por um tratamento com dermatologista e, se necessário, até com psicoterapeuta. Só são indicados especialistas em psicologia caso a roeção de unha seja excessiva. Nestas situações, o tratamento para a onicofagia é dado por antidepressivos.

Roer as unhas faz mal à saúde

Ao levar constantemente as mãos à boca, quem rói as unhas está sujeito a contrair vírus e bactérias que vão de gripe até complicações piores. “Em casos muito intensos, a roeção pode atingir a matriz da unha gerando alteração temporária ou permanente das unhas”, acrescenta o especialista.

A matriz está localizada na base das unhas, sob a cutícula. O problema maior é que, ao danificar constantemente as unhas a ponto de atingir a região próxima à matriz, a produção da unha também fica prejudicada. Afinal, é na a matriz que são armazenadas as células para a produção das unhas.

“É bom lembrar que a saliva é prejudicial às unhas porque é ácida e provoca o seu enfraquecimento”, alerta Ivanilda Maria de Souza Alves, manicure da Maison Payot (SP).


Dicas para deixar de roer as unhas

Em primeiro lugar, saiba que parar de roer as unhas está além de ir todos os dias no salão ou passar um esmalte mais forte nas unhas. O hábito só consegue ser brecado com motivação: é preciso querer e ter um objetivo parar de roer as unhas. Busque encontrar o que faz roer as unhas e tente direcionar o impulso em outras práticas.

“Esmaltar as unhas semanalmente e retirar o esmalte um dia antes de esmaltá-las novamente, para as unhas respirarem, também ajuda a deixar as unhas mais fortes”, indica Ivanilda.

Procure utilizar bases fortificadoras e esmaltes com Vitaminas E e B 5, disponíveis no mercado. “Podem ser usados também os esmaltes de gel, que tem uma durabilidade maior (até 15 dias)”, acrescenta a manicure.

A Expert também indica apostar na aplicação de acrigel nas unhas. “É uma técnica de aplicação de gel com pó de acrílico, que ajuda a enrijecer as unhas, deixando-as com aspecto muito mais bonito, saudável e com brilho. O tratamento é realizado na própria unha da cliente, ou seja, não é unha postiça. Dura cerca de 15 dias e depois faz-se a manutenção com a reaplicação do gel”, explica Ivanilda.

As unhas postiças não são indicadas nessas situações, pois o uso frequente pode acumular fungos nas unhas, já que as garras estão danificadas e pequenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário